O câncer de cabeça e pescoço (engloba os cânceres da cavidade oral e nasal, faringe, laringe, seios paranasais e glândulas salivares) está entre os que apresentam maior impacto no estado nutricional do paciente oncológico. No Brasil, é o 5º mais incidente na população masculina.
Além disso, esse grupo de cânceres se relaciona fortemente com fatores ambientais, sendo os principais o fumo, o consumo de álcool e infecção viral (Ex: Papilomavírus humano – HPV), e geram diversos sintomas que podem prejudicar a qualidade de vida.
No câncer de cabeça e pescoço, é muito frequente a presença de sintomas como: boca seca, alteração no sabor dos alimentos, dificuldade para abrir a boca, dor e dificuldade para mastigar e engolir. Todos estes podem levar à baixa ingestão alimentar, com consequente emagrecimento, desnutrição e redução na tolerância ao tratamento.
Para evitar chegar nesse nível, é necessária a alteração da consistência da dieta (alimentos batidos, purês, vitaminas, etc.) e a inclusão de suplementos nutricionais (que fornecem energia, proteínas e vitaminas de maneira concentrada), ou até mesmo a passagem de sonda nasoenteral/gastrostomia para alimentação, que ocorre dependendo do tratamento ou estágio da doença.
Aqui vão algumas dicas para ajuste da alimentação, caso você apresente alguns desses sintomas:
Falta de fome/ comendo pouco:
Acrescente azeite de oliva na comida depois de pronta - fonte de gordura boa e calorias;
Prefira caldos engrossados - oferecem mais energia do que os caldos ralos;
Busque comer mais vezes ao longo do dia para não se sentir sobrecarregado e garantir uma boa quantidade de alimentos.
Boca seca/ pouca saliva:
Prefira preparações com caldos e molhos, alimentos cozidos e macios;
Utilize gotas de limão na comida ou bebida, se não estiver com ferida na boca;
Evite comida muito salgada. prefira temperos naturais.
Alteração no sabor dos alimentos:
Tempere bem os alimentos, com ervas e temperos naturais;
Prefira os alimentos mais prazerosos e que te agradam;
Evite alimentos muito quentes;
Dificuldade para abrir a boca:
Prefira os alimentos pastosos ou liquidificados e vitaminas – se possível, consuma caldos e cremes engrossados, pois oferecem mais energia;
Se necessário, use um canudo para ajudar a ingerir os alimentos;
Coma várias vezes ao longo do dia, para ter uma boa ingestão de energia e nutrientes.
Dor e dificuldade para engolir os alimentos:
Prefira os alimentos cozidos, macios, em forma de vitaminas, purês ou cremes;
Evite alimentos muito duros.
Todos esses sintomas podem gerar uma piora na qualidade de vida, um quadro de desnutrição e consequências na tolerância ao tratamento.
Converse com seu médico e nutricionista sobre os seus sintomas, para que seja avaliada a necessidade de adaptações na dieta, inclusão de suplementos nutricionais ou até mesmo uma via alternativa para alimentação.
Referências:
National Cancer Institute - https://www.cancer.gov/types/head-and-neck
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2020: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2019.
コメント