O tema do último artigo discutido no grupo de estudos durante o Outubro Rosa foi sobre a relação entre leite e derivados e o câncer de mama.
De maneira ampla, temos que o consumo de leite e derivados é recomendado por entidades de saúde por ser entendido como um alimento que auxilia na saúde óssea, no crescimento e no desenvolvimento infantil. Já no contexto da oncologia, seu consumo levanta discussões e dúvidas sobre sua relação com a prevenção ou promoção do câncer.
No caso do câncer de mama, esse questionamento vem de seu teor de gorduras saturadas, por haver correlação das gorduras saturadas em geral com o câncer de mama, confirmada por diversos estudos e metanálises. Além disso, a presença de pesticidas carcinogênicos e fatores de crescimento como o IGF-1, que estimula o crescimento celular e os níveis elevados desse fator, têm sido propostos como correlatos com a progressão deste câncer. Por outro lado, alguns componentes são tidos como protetores, como a vitamina D, o cálcio, o butirato, o ácido rumênico (isômero predominante do ácido linoléico conjugado) e alguns aminoácidos, como os de cadeia ramificada.
A revisão abordada no grupo, traz que os estudos sobre os efeitos do leite e derivados no câncer de mama são bem heterogêneos, com diferentes tipos de produtos e formas de avaliar sua a ingestão e interação com outros fatores, como idade, índice de massa corporal, história familiar de câncer de mama, fatores reprodutivos, terapia de reposição hormonal e ingestão energética total.
A maioria dos estudos avaliados mostrou uma associação inversa entre o consumo de leite e derivados e o câncer de mama. Entretanto, os autores relatam que é difícil tirar conclusões porque os métodos para coletar dados sobre a ingestão de produtos lácteos, as medidas das porções e as análises eram diferentes em cada estudo.
Referência:
García EV, Sala-Serra M, Continente-Garcia X, Serral Cano G, Puigpinós-Riera R. The association between breast cancer and consumption of dairy products: a systematic review. Nutr Hosp. 2020 Jul 13;34(3):589-598.
Leitura complementar:
Willett W, Ludwig D. Milk and Health. N Engl J Med. 2020;382:644-654
Xia H, Ma S, Wang S, Sun G. Meta-Analysis of Saturated Fatty Acid Intake and Breast Cancer Risk. Medicine. 2015;94(52):e2391
Comments